Fale Conosco pelo WhatsApp
Segunda à Sexta-feira
07h00 às 18h30
Sábado
08h00 às 12h00
Contato:
(31) 3764-5100



Ultrassom na gravidez: o que dá pra ver do bebê em cada mês

O ultrassom na gravidez tem diferentes objetivos para cada fase da gestação. Por isso, é indicado a realização deste exame a cada trimestre, como forma de acompanhar a evolução do bebê. De acordo com o período escolhido para realizar o ultrassom é possível visualizar diferentes formas do bebê.
Por isso, o acompanhamento gestacional por meio do pré-natal é fundamental, assegurando a saúde do bebê e evitando riscos para ele e para a mãe. A seguir, veja o que pode ser visto em cada trimestre com o ultrassom obstétrico!

Qual o ultrassom usado na gravidez?



O ultrassom obstétrico é um exame utilizado para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante a gestação. O teste serve para identificar não só a idade gestacional, como também avaliar o crescimento e vitalidade do bebê, assim como detectar a possibilidade de gestações múltiplas e auxiliar no diagnóstico de possíveis malformações fetais.

Ultrassom morfológico

O ultrassom mais utilizado para a gestação é o morfológico, em que o médico desliza um transdutor sobre a barriga da gestante com auxílio de gel. Com ele, pode ser visualizada a posição do bebê, seu tamanho, acompanhar as movimentações no útero e verificar os batimentos cardíacos. Contudo, outros tipos de ultrassom também são realizados durante a gestação, como o transvaginal e o doppler.

Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é solicitado logo no início da gestação, entre a 7ª e 10ª semana. Durante o exame, o transdutor específico é introduzido pela vagina da gestante, permitindo a visualização dos órgãos na cavidade pélvica.
O ultrassom transvaginal permite uma boa visualização do embrião, ajudando a identificar se a gestação está devidamente implantada no útero, avaliando a vitalidade do bebê e o número de embriões.

Ultrassom doppler

Com o doppler é possível avaliar os vasos sanguíneos, verificar o fluxo do cordão umbilical e da placenta. Por meio do exame, o médico pode diagnosticar qualquer alteração ou eventual complicação na gravidez. Dessa forma, o ultrassom pode ser realizado em diferentes fases da gestação.

Quais tipos de ultrassom são realizados em cada período da gestação

Existem diferentes tipos de ultrassom usados durante a gravidez. Por isso, vamos esclarecer a seguir, quais são utilizados em determinados períodos gestacionais, assegurando uma gravidez segura para mãe e filho, ajudando a diagnosticar eventuais problemas e impedir graves situações que podem causar sofrimento materno e fetal.

Primeiro trimestre

Como vimos, o ultrassom transvaginal contribui para a visualização do embrião, ajudando a avaliar o número de embriões e sua vitalidade, além de permitir a visualização da implantação no útero.
Além do transvaginal, o ultrassom morfológico também é realizado no primeiro trimestre. Usado para verificar o risco de alterações cromossômicas na gestação, como a Síndrome de Down, frequência cardíaca, ossos nasais e ainda a formação inicial do bebê, avaliando o risco para pré-eclâmpsia (pressão alta durante a gravidez).

Segundo trimestre

No segundo trimestre o ultrassom realizado também é o morfológico. Já neste período, entre a 20ª e 24ª semana gestacional, o exame é usado para diagnosticar malformações do feto com maior precisão. Além disso, também permite que o médico:

- veja o sexo do bebê;
- avalie a estrutura do feto, órgãos e formação das estruturas internas;
- analise condições da placenta e líquido amniótico;
- realize o diagnóstico de placenta prévia, situação em que a abertura do colo uterino fica bloqueada e é necessário a realização de parto por cesariana;
- visualize o cumprimento do colo uterino;
- conheça a possibilidade de risco para parto prematuro.

Terceiro trimestre



Por fim, no terceiro trimestre também é realizado o ultrassom morfológico. Na fase final da gestação o exame permite a visualização completa do bebê. Geralmente realizado na 34ª semana, esse ultrassom obstétrico permite:

- avaliar das condições da placenta e quantidade de líquido amniótico;
- visualizar a posição do bebê no útero, auxiliando na escolha do parto;
- analisar o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê, com peso e altura;
- ajudar no acompanhamento de gestantes com placenta prévia e diabetes gestacional.
- Para pais que desejam conhecer o rosto do bebê ainda no útero, o ultrassom morfológico em 4D é indicado, permitindo que a criança seja vista com grande precisão. Assim como o morfológico, o ultrassom doppler pode ser realizado em qualquer momento da gravidez, sendo somente o exame transvaginal indicado para o início do período gestacional.
- O ultrassom na gravidez é uma das principais formas de acompanhar a gestação e o desenvolvimento do bebê durante todo o período, detectando problemas e evitando graves consequências para mãe e bebê. Por isso, o acompanhamento pré-natal é fundamental, contribuindo para a saúde e bem-estar de ambos durante todos os meses de gestação.
- Quer saber mais sobre a importância de exames como o ultrassom? Então, conheça mais conteúdos como este em nosso blog!



Detalhes



Ekosom Diagnose LTDA
Desenvolvido por Lucas Braga
Marketing/Imagem por Mariana Carvalho

Atendendo às diretrizes da Lei 13709/2018 (LGPD), caso tenha quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos dados fornecidos durante o seu atendimento, basta nos contatar no e-mail: dpo@ekosom.com.br

Mais



Sobre a Ekosom

Responsável técnico:
Guilherme Lourenço de Lima Reis - CRM/MG 30691

Central de Atendimento:
Telefone e WhatsApp:
(31) 3764-5100

Copyright © Todos direitos reservados 2024