Ressonância Magnética da Próstata é um exame de imagem não invasivo usado para avaliar patologias na próstata, a glândula sexual dos homens. Por meio da técnica de Ressonância Magnética, temos imagens mais detalhadas do pênis e estruturas próximas. Por vezes, usa-se contraste, para imagens mais claras da região.
Também conhecido por: Ressonância magnética da pelve para estadiamento de câncer de próstata, Ressonância magnética da próstata, Ressonância magnética da próstata para PSA elevado, Ressonância magnética multiparamétrica da próstata, RIM próstata funcional, Ressonância magnética da pelve para avaliação da próstata.
O exame de RM da próstata pode ser solicitado caso:
Caso o exame de PSA indique níveis alterados de Antígeno Prostático Específico, seu médico pode solicitar exames de imagem, incluindo ultrassonografia ou mesmo uma ressonância magnética multiparamétrica da próstata para identificar e avaliar possíveis alterações na glândula, como tumores benignos ou malignos.
A ressonância magnética da próstata desempenha um papel crucial na detecção precoce e avaliação de doenças prostáticas, como o câncer de próstata. Ela fornece imagens detalhadas da glândula, permitindo diagnósticos mais precisos e personalizados, auxiliando os médicos a planejar tratamentos adequados. Além disso, a ressonância magnética da próstata é menos invasiva do que outros métodos, como a biópsia, tornando-a uma ferramenta valiosa na medicina moderna para a saúde dos homens.
A ressonância magnética da próstata auxilia nos seguintes casos:
O exame pode ser usado para criar um mapa tridimensional da próstata, possibilitando detectar, localizar e fornecer a caracterização do tumor. Também pode orientar o médico sobre o local ideal para coleta de fragmentos para a biópsia.
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens a partir dos 50 anos de idade – cerca de 75% dos diagnósticos são feitos em pacientes com mais de 65 anos.
O tratamento precoce da doença aumenta em até 90% as chances de cura.
O preparo para o exame Ressonância Magnética da Próstata deve ser conversado com o médico e inclui:
No dia do exame, o técnico de radiologia e/ou enfermagem, conversa com o paciente sobre o exame. Em seguida, o paciente se acomoda na maca da Ressonância Magnética. Quando ligada, o paciente desliza lentamente para dentro da máquina.
Com o paciente dentro do aparelho, o exame inicia e pode ser ouvido. Como há o uso de forte campo magnético junto a ondas de rádio, o exame produz certo barulho. Durante o exame, o paciente deve permanecer imóvel.
Existem algumas contraindicações para a Ressonância Magnética, cabendo ao médico avaliar sua necessidade.
O câncer de próstata pode não apresentar sinais ou sintomas em fases iniciais, portanto, recomenda-se procurar um médico urologista e realizar os exames conforme orientação a partir dos 50 anos de idade, ou 45 anos, caso haja risco familiar ou genético.
Nas clínicas Ekosom, os exames são realizados em um equipamento Siemens. Sendo um exame mais rápido e eficaz. Seguindo o protocolo estabelecido “multiparamétrico” com classificação do PI-RADS, na unidade de Conselheiro Lafaiete e na Clínica de Congonhas, os exames são realizados na máquina da Cannon Ellan Vantage, 1,5 T a única da região. Seguindo o protocolo de multiparamétrica PI-Rads da próstata com contraste dinâmico.
Contamos com urologistas, ultrassonografia com Doppler, ultrassom transretal, ressonância magnética multiparamétrica da próstata, além de biópsias dirigidas e demais exames de imagem.
Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (31)3764-5100.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre o exame de ressonância magnética da próstata. Continue acompanhando as novidades em nosso blog!